Open BIM Suspended Ceilings (programa novo)
Open BIM Suspended Ceilings é um programa gratuito concebido para desenhar tetos falsos para qualquer tipo de edifício. Permite gerar o desenho de implantação dos tetos falsos facilitando assim a sua instalação nos vários compartimentos.
O programa permite criar uma biblioteca de tipos de placas, dispõe de uma ferramenta para realizar automaticamente a implantação dos tetos falsos e permite também a sua introdução manual, facilitando assim a introdução de casos com características especiais.
Um aspeto importante ao realizar a implantação dos tetos falsos é a localização de elementos como as luminárias, as saídas e entradas de ar condicionado e as aberturas para o sistema de sprinklers. Como o “Open BIM Suspended Ceilings” está integrado no fluxo de trabalho Open BIM é possível ler as necessidades de aberturas de outros programas incluídos no fluxo de trabalho para as incluir no desenho de implantação final da obra. Esses programas irão ler também o desenho de implantação do teto falso realizado pelo “Open BIM Suspended Ceilings”, o que permitirá visualizar as placas e colocar corretamente os elementos.
“Open BIM Suspended Ceilings” gera também o quadro de materiais dos tetos falsos introduzidos e a sua medição (incluindo o cálculo da percentagem de perdas de placas cortadas e aberturas) permitindo a sua exportação para o formato FIEBDC-3 que poderá depois ser lido por programas de medições e orçamentos.
Open BIM Suspended Ceilings está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.
Brevemente disporá de mais informação sobre este novo programa Open BIM da CYPE.
Lajes fungiformes aligeiradas e unidirecionais pós-tensionadas (módulo do CYPECAD)
O módulo do CYPECAD “Lajes fungiformes aligeiradas e unidirecionais pós-tensionadas” permite realizar o dimensionamento das armaduras passivas das nervuras das lajes fungiformes aligeiradas e unidirecionais in-situ e correspondentes vigas perimetrais, após o cálculo dos esforços dos cabos de pós-tensão (aderentes e não aderentes) cujas características são introduzidas pelo utilizador.
Este módulo permite ao utilizador introduzir o traçado dos cabos, as suas características, as cargas de pós-tensão e as percentagens de perdas (instantâneas e diferidas). O programa gera duas hipóteses de pós-tensão (uma com as perdas instantâneas e outra com as perdas totais, instantâneas + diferidas) sobre as quais são consideradas as cargas de desvio produzidas pelo traçado dos cabos.
Durante a fase de cálculo da armadura das lajes fungiformes aligeiradas, e no caso de terem sido definidos cabos aderentes, tem-se em conta a contribuição da capacidade remanescente da armadura ativa, descontando-a para determinar a armadura passiva.
A funcionalidade das ferramentas de introdução e edição de linhas de flexão e cabos são comuns ao módulo de Lajes pós-tensionadas para edifícios.
Para que o CYPECAD possa realizar os cálculos indicados para lajes fungiformes aligeiradas e unidirecionais pós-tensionadas é necessário que a licença de utilização inclua o módulo “Lajes fungiformes aligeiradas e unidirecionais pós-tensionadas”.
StruBIM Anchors ACI 318 (programa novo)
StruBIM Anchors ACI 318 é um programa para a verificação de ancoragens a elementos de betão baseado na norma ACI (ACI 318-11 Anexo D ou ACI 318-14 Artigo 17). Verifica ancoragens pré-instaladas do tipo parafuso com cabeça, parafuso em L, parafuso em J e perno com cabeça soldada à placa, e ancoragens pós-instalada tais como ancoragens aderidas, ancoragens com perfuração na sua base, ancoragens de expansão com torção controlada com manga e tipo perno, ancoragens de expansão com deslocamento controlado tipo contínua.
As verificações que StruBIM Anchors ACI 318 realiza são:
- Resistência do aço à tração
- Resistência do betão ao arrancamento face a cargas de tração
- Resistência à extração por deslizamento à tração
- Resistência ao desprendimento lateral do betão à tração
- Resistência da aderência da ancoragem à tração
- Resistência do aço ao esforço transverso
- Resistência do betão ao arrancamento por esforço transverso
- Resistência ao desprendimento do betão pela cabeça da ancoragem submetida a esforço transverso.
Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC. Atualmente, o programa exporta ao modelo BIM um ficheiro IFC que inclui as listagens de verificações em formato PDF.
StruBIM Anchors ACI 318 está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.
CYPE Health and safety (programa novo)
CYPE Health and safety é um programa criado para auxiliar o utilizador na elaboração dos desenhos dos elementos de proteção coletiva para que possam depois ser incluídos no Plano de segurança e saúde. Permite também obter a medição dos elementos introduzidos em formato FIEBDC-3 para ser enviada para programas de medições e orçamentos.
Com o “CYPE Health and safety” o utilizador pode definir as fases de construção do projeto e incluir, em cada uma delas, os sistemas de proteção coletiva presentes. O programa permite definir os sistemas de proteção coletiva seguintes:
- Guarda-corpos e suportes
- Redes verticais e suportes
- Proteções de aberturas
- Zonas de armazenamento
- Cartaz indicativo de riscos
- Vedação perimetral
- Escavações
- Acessos
CYPE Health and safety está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC. Após vincular a obra a um projeto BIM o programa importa os pisos para gerar um desenho das plantas. Em cada desenho das plantas o utilizador deve introduzir os elementos de segurança que deseja incluir na obra.
Para poder utilizar o CYPE Health and safety é necessário dispor do módulo correspondente que é o mesmo que dá acesso ao módulo “Sistemas de protecção coletiva” do CYPECAD. A licença deve estar atualizada para a versão 2019.a ou posteriores.
CYPE Health and safety está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.
Brevemente disporá de mais informação sobre este novo programa Open BIM da CYPE.
Open BIM Switchboard (programa novo)
Open BIM Switchboard foi criado para desenhar os quadros presentes nas instalações elétricas.
Em versões anteriores os programas CYPELEC REBT (Espanha) e CYPELEC NF (França) dispunham das ferramentas para desenhar os quadros nos seus separadores “Cuadros” e “Tableaux”, respetivamente. A partir da versão 2019.a, estes separadores foram eliminados dos programas CYPELEC referidos e foram implementados na nova aplicação “Open BIM Switchboard“.
Comparativamente às versões anteriores, presentes nos separadores “Cuadros” e “Tableaux” do CYPELEC REBT e CYPELEC NF, o Open BIM Switchboard possui a vantagem de estar integrado no fluxo de trabalho Open BIM e permitir a utilização por parte de utilizadores de outros países. Este novo programa pode ser instalado em espanhol, catalão, francês, italiano e português e dispõe de conexão Open BIM com o CYPELEC Core assim como com o CYPELEC REBT e o CYPELEC NF.
Para utilizar o Open BIM Switchboard, é necessário conectar-se a um modelo BIM criado previamente. O programa importa a geometria do edifício do modelo BIM criada por programas CAD/BIM como IFC Builder, Allplan, Archicad ou Revit através de ficheiros IFC.
Se programas como o CYPELEC Core, CYPELEC NF e CYPELEC REBT incluíram no modelo BIM ficheiros IFC com o esquema unifilar da instalação o Open BIM Switchboard importará os quadros e subquadros da instalação, juntamente com a aparelhagem de cada um deles (incluindo a definição dos barramentos e ligações ponte). Se nos programas CYPELEC indicados foram localizados os quadros da instalação no separador “Plantas” também será importada a sua posição. Neste caso o projetista apenas deverá definir a caixa que conterá a aparelhagem e posicionar no seu interior a aparelhagem que já terá sido calculada pelo CYPELEC Core, CYPELEC NF ou CYPELEC REBT.
A posição das caixas importadas dos programas CYPELEC está representada na vista 3D por um elemento tridimensional genérico. Quando o utilizador definir no Open BIM Switchboard as dimensões reais das caixas, estas no coincidirão com o elemento genérico. Os dois elementos serão visíveis na vista 3D e podem ser ativados ou desativados separadamente. No Open BIM Switchboard também se pode modificar a posição das caixas que tenham sido importadas do modelo BIM.
A conexão Open BIM do “Open BIM Switchboard” com os programas CYPELEC permite ao projetista agilizar em grande medida o processo de desenho dos quadros elétricos. De qualquer modo o Open BIM Switchboard permite desenhar as caixas de raiz. Isto é, sem necessidade de existir no modelo BIM informação geométrica do edifício nem informação sobre as aparelhagens calculadas nos programas CYPELEC.
O funcionamento do “Open BIM Switchboard” é o mesmo que o dos separadores “Cuadros” do CYPELEC REBT e “Tableaux” do CYPELEC NF.
Open BIM Switchboard está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.
Para poder utilizar o “Open BIM Switchboard” é necessário dispor do módulo correspondente que é o mesmo que dá acesso ao módulo “Projeto de quadros elétricos” CYPELEC REBT e CYPELEC NF. A licença deve estar atualizada para a versão 2019.a ou posteriores.
Brevemente disporá de mais informação sobre este novo programa Open BIM da CYPE.
CYPE Lightning (programa novo)
CYPE Lightning é uma aplicação gratuita concebida para efetuar a modelação 3D dos elementos de uma instalação face ao risco causado pela ação do raio em qualquer tipo de edifício, cumprindo as exigências impostas pelo utilizador.
O programa calcula, verifica e descreve a instalação de segurança incluindo todos os elementos que a compõem: para-raios tipo PDI (com dispositivo ionizante não radioativo), caixas com as respetivas tomadas de terra, ligações com elementos metálicos em fachadas e com conjuntos recetores (antenas), condutores verticais, etc. Gera ainda os documentos e desenhos necessários para justificar a instalação de proteção face à ação do raio.
“CYPE Lightning” está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC. O programa importa a geometria do edifício do modelo BIM (criada por programas CAD/BIM como IFC Builder, Allplan, Archicad ou Revit) e, se foi avaliado o risco da obra com a aplicação “Open BIM CTE SUA 8”, é possível obter do modelo BIM o valor da distância ao centro da esfera fictícia, D, que descreve o volume de proteção PDI.
“CYPE Lightning” exporta ainda para o modelo BIM um ficheiro IFC com o documento justificativo da norma (.pdf). Gera desta forma dois ficheiros 3D (.gltf) independentes que permitem a visualização da instalação de proteção face ao raio, juntamente com as propriedades de cada elemento e o volume de proteção no visor 3D da plataforma BIMserver.center.
CYPE Lightning está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.
Brevemente disporá de mais informação sobre este novo programa Open BIM da CYPE.
ACESSE MAIS INFORMAÇÕES AQUI: https://info.cype.com/pt/novidades/versao-2019-a/
Avaliações
Ainda não há avaliações